Blocos Cerâmicos – 2 tipos de Blocos Cerâmicos

Posted on: junho 27th, 2012 by bloco

Os blocos ceramicos tem como materia prima a argila, que vem a ser um material inorgânico, não metálico, cujas propriedades físicas são obtidas após a queima da mesma a uma temperatura de 850ºC. O procedimento para o tratamento térmico em altas temperaturas da argila deve seguir a NBR 15270, da ABNT, para garantir a boa qualidade das peças.

Blocos ceramicos – 2 tipos

Há dois tipos de blocos ceramicos  – estrutural e de vedação. Blocos estruturais são os que comportam o peso da alvenaria, além do próprio peso. Os blocos ceramicos de vedação,  por outro lado, suportam apenas o próprio peso, necessitando para a sustentação da alvenaria a construção de vigas e pilares

Blocos ceramicos- vedação

Tipo de blocos ceramicos mais barato e popular, é usado apenas para a vedação das paredes, sendo necessário a utilização de vigas e pilares para a sustentação da alvenaria. Modificações nas instalações de sistemas hidráulicos e elétricos são realizadas mais facilmente. Abertura de vão e entradas nas paredes são realizadas normalmente, não causando problemas com a estrutura. Isso traz flexibilidade ao proprietário na hora de reformar ou extender a casa. Por fim, possui melhor desempenho térmico.

A desvantagem da sua utilização são o maior tempo de obra, pela realização da estrutura armada,  e o maior uso de material, como aço e reboco.

Blocos ceramicos – estrutural

Por não necessitar de estrutura de concreto armado, reduz-se etapas da obra. As instalações eletricas e hidráulicas são feitas de junto com a alvenaria, além do consumo menor de materiais de construção e mão-de-obra, e o sistema ainda proporciona maior resistência das paredes.
Porém, os blocos ceramicos estruturais apresenta como desvantagem a limitação nos vãos das paredes e as restrições em caso de reformas. Como as paredes são estruturais, não podem ser eliminadas, se aconselha que no projeto arquitetônico sejam previstas algumas paredes como vedação, que poderão ser demolidas, as modificações das instalações hidráulicas e elétricas também são restritas, pois os blocos ceramicos não podem ser ’rasgados’ para embutir novas tubulações.

Portanto, para que a execução da construção da alvenaria seja realizada de maneira prática e eficiente, a escolha entre os diferentes blocos ceramicos deve atender as necessidades do proprietário da obra.

Tipos de blocos ceramicos que oferecemos:

Blocão 14 x 19 x 29
Bloquinho 11,5 x 14 x 24
Baianinho 9 x 19 x 19
Linguição 11,5 x 19 x 29
Linguicinha 9 x 19 x 29

PRONTO PARA CONSTRUIR? SAIBA COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO SEU BLOCO CERÂMICO – TIJOLO BAIANO. Clique AGORA no botão abaixo e comece o sonho de construir a sua CASA PRÓPRIA

CLIQUE AQUI

Comments are closed.