Blocos cerâmicos e blocos de concreto – diferenças

Posted on: abril 27th, 2012 by bloco

 

Bloco de concreto
Blocos cerâmicos - Blocão

 

Blocos cerâmicos x blocos de concreto

Vamos analisar nesse artigo as diferenças e caracteristicas entre os blocos cerâmicos e blocos de concreto, e as vantagens de cada uma delas na utilização na construção de obras de alvenaria.

Fabricação

Blocos cerâmicos

A produção dos blocos cerâmicos passa por um tratamento onde a argila é misturada com água, e deixada para descansar por no mínimo 72 horas. Logo após, ela vai para a extrusora , onde ganhará o seu formato correto. Depois os blocos cerâmicos passam por um túnel de secagem onde ficam por 20 horas. depois serem postas em fornos onde a temperatura passa dos 850ºC. Após a queima, elas serão resfriadas e estarão prontas para o uso. Para a garantia de peças de qualidade, os tijolos cerâmicos devem seguir a norma NBR 15270, da ABNT.

Blocos de concreto

Em sua confecção, o bloco de concreto é preparado com uma mistura de água, cimento e agregados (areia, pó de pedra e pedrisco). A seguir, passa por uma máquina vibroprensa (um equipamento de vibração e prensagem). O processo de cura é feita em câmaras à vapor, em temperatura à  80oC e umidade a 100%, ficando por 12 horas, para atingirem a resistência ideal, evitando a formação de fissuras. As normas NBR6136 e NBR12118, de 2006, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), regulamentam a adequada produção dos blocos de concreto, e certifica as empresas que a seguem com um selo de qualidade. O site da Associação Brasileira de Cimento Portland possui uma lista de empresas que possuem esse selo, para ajudar o consumidor a comprar com mais segurança.

Características

Blocos cerâmicos

Os blocos ceramicos são mais baratos e populares que os blocos de concreto. Modificações nas instalações de sistemas hidráulicos e elétricos são realizadas mais facilmente. Abertura de vão e entradas nas paredes são realizadas normalmente, não causando problemas com a estrutura. Isso traz flexibilidade ao proprietário na hora de reformar ou extender a casa.

Elas oferecem ainda excelente conforto termoacústico, ou seja, protegem melhor contra variações de temperatura e barulho, e possuem boa  impermeabilização, pois seus coeficientes de absorção são menores do que os de concreto, ou seja, absorvem menos água.Além disso, a produtividade é também maior, pois os blocos cerâmicos são 40% mais leves, facilitando o seu manuseio.

Blocos de concreto

Os blocos de concreto consome menos argamassa de assentamento e a uma menor perda de peças durante a obra, além disso, a boa aderência dos blocos de concreto permite a aplicação direta do revestimento da parede.

O produto ainda permite embutir os fios eletricos e encanamento sem quebras e furos, um considerável conforto acústico e menor propagação do fogo em incêndios.

Contudo, trata-se de um produto de difícil manuseio (em média 40% mais pesado que aos modelos cerâmicos) e que não tem a boa resposta térmica, esfriando no inverno e esquentando muito no verão.

A escolha entre os dois tipos de bloco deve atender as especificações de cada obra, e a disponibilidade do material em cada região, sempre com a orientação de um profissional qualificado, porém podemos notar uma melhor utilização do bloco de concreto em construções maiores e voltados para uso industrial, enquanto as construções de alvenaria residencial e predial podem ser beneficiadas com a utilização de blocos cerâmicos.


PRONTO PARA CONSTRUIR? SAIBA COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO SEU BLOCO CERÂMICO – TIJOLO BAIANO. Clique AGORA no botão abaixo e comece o sonho de construir a sua CASA PRÓPRIA

CLIQUE AQUI

Comments are closed.