Tijolo baiano (ceramico) e tijolo comum – diferenças

Posted on: junho 27th, 2012 by bloco

Tijolo baiano - ceramico
 

Tijolo baiano (ceramico) x tijolo comum

Quando se começa a execução de uma obra, surgem dúvidas sobre qual tijolo utilizar. Para ajudar a dirimir essas dúvidas, vamos analisar as diferenças de dois tipos de tijolo, o tijolo comum e o tijolo baiano ou cerâmico.

Tijolo baiano (cerâmico)

Fabricação

Os tijolos baianos ou cerâmicos tem como matéria prima a argila, que misturada com água, é deixada para descansar. Logo após, ela vai para a maromba, onde ganhará o seu formato correto. Depois eles secam antes de serem postas em fornos onde a temperatura passa dos 850ºC. O procedimento para o tratamento térmico em altas temperaturas da argila deve seguir a NBR 15270, da ABNT,  para garantir a boa qualidade das peças.

Características

O tijolo baiano ou cerâmico possui dimensões maiores que o tijolo comum, o que proporciona um rendimento maior no tempo e no custo da execução da obra, pois consome-se menos argamassa. O assentamento do bloco cerâmico é mais fácil, dispensando a utilização de mão de obra especializada.  Além de ser mais barato.

O tijolo baiano ou cerâmico tem um grau de desperdício maior, pois quebra mais facilmente comparado com o tijolo comum. Também sofre maior variação térmica contra as intempéries externas, como frio e calor, apesar de dentro dos padrões para seu tipo de tijolo.

Tijolo comum

Fabricação

Para a fabricação do tijolo comum, é utilizada uma mistura de argila com terra arenosa. Depois, acrescenta-se água até formar uma pasta, que é moldada em formas apropriadas que vão dar o formato ao tijolo. As formas são retiradas com a massa ainda mole, os tijolos comum em estado cru são deixados à secar no sol. O tijolo resultando se chama de adobe.

Quando se atinge a dureza necessária e retira-se o excesso de umidade, os tijolos são cozidos em fornos com temperatura entre 900 a 1.100ºC. As peças que ficarem mais próximas do fogo ficarão mais escuros e terão resistência física maior. A cor do tijolo varia com o tipo da argila, porém a mais encontrada é aquela que fica entre o vermelho e o amarelo.

Aplicação
O tijolo comum dispõe de vários modelos formatos. Existem variedades para compor cantos de 45 e 90º, paredes curvas, modelos semicirculares para colunas e plaquetas para revestimento, tudo depende da finalidade e do acabamento que se quer empregar na obra.
e possui aplicações diversas: pode ser usado na construção de paredes estruturais, de vedação ou ficar aparente com finalidade de acabamento , muitas vezes servindo até como revestimento de piso. Nestes dois últimos casos, deve-se optar por peças especiais, mais uniformes e um pouco mais caras, já que os tijolos comuns têm acabamento mais rústico. Quanto às dimensões, o padrão da ABNT do tijolo comum para contrução de parede é de 19cm de comprimento x 9 cm de largura x 5,7cm de altura;

Características

O tijolo comum proporciona bom isolamento acústico e térmico. Como tem mais densidade que o tijolo baiano, oferece uma melhor vedação térmica – demora mais para esquentar e, depois, para esfriar. Além disso, pelo fato de ser uma vedação maciça, suporta melhor qualquer esforço à tração, como a colocação de pregos e até mesmo estantes e armários.

O custo de assentamento do tijolo comum é maior do que o do tijolo baiano (cerâmico), por serem peças menores consomem mais tempo de mão-de-obra, além de consumir mais argamassa e o peso, por ser mais elevado, exige uma superestrutura, consumindo mais material. O trabalho precisa ser executado por um profissional especializado, pela dificuldade em se obter um bom alinhamento, nível e prumo, nem sempre alcançado.

A utilização do tijolo comum para a construção de casas e predios, muito comum no passado, está atualmente em desuso, pelo alto custo que acarreta para a execução da obra, além do maior tempo para a sua realização. A sua utilização tem  se dado apenas com intuito de acabamento. Para a construção de par
edes, a opção mais popular e barata é o dos tijolos baianos ou cerâmico.

PRONTO PARA CONSTRUIR? SAIBA COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO SEU BLOCO CERÂMICO – TIJOLO BAIANO. Clique AGORA no botão abaixo e comece o sonho de construir a sua CASA PRÓPRIA

CLIQUE AQUI

Comments are closed.